Páginas

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Ainda sobre a Semana 8

Ninguém merece taaaaanto enjoo! Passo praticamente o dia inteirinho enjoada, mas, graças a Deus, não tenho vômitos. Tô me sentindo inchada, com os peitos enooormes e doloridos e, pelo que entendi, é por causa da progesterona que acabei inchando mais e ficando com o intestino mais preguiçoso.

A queridíssima amiga Fernanda Reali postou aqui uma receita de pastinha laxativa que pretendo experimentar ainda esta semana pra ver se as coisas melhoram por aqui. Depois conto se funcionou.

No site Baby Center acabei encontrando mais informações sobre a Semana 8:

Como seu bebê está crescendo

A pequena cauda que o bebê tinha está desaparecendo, e tantas mudanças já aconteceram que ele não é mais um embrião, mas oficialmente um feto. Este estágio é importantíssimo, porque é nele que os órgãos do bebê estão se formando.

Os braços cresceram e as mãos estão flexionadas nos pulsos, e se juntam sobre o coração. As pernas estão ficando mais compridas e os pés podem ser longos o suficiente para se juntar na frente do corpo. Ainda é quase impossível, pelo exame de ultrassom, determinar se você está esperando um menino ou uma menina.

Como fica sua vida

Você ainda não deve ter engordado muito, mas certas partes do seu corpo já estão crescendo, como os seios, por exemplo. Muitas mulheres mudam o tamanho do sutiã logo no comecinho da gravidez. Esse aumento se atribui à expansão dos dutos por onde circulará o leite que vai alimentar seu filho.

Menos evidente neste momento é o aumento no total de sangue que circula em você: até o fim da gravidez, você terá entre 45 e 50 por cento mais sangue correndo em suas veias, para atender à demanda do bebê. A sobrecarga no sistema circulatório pode deixá-la mais sujeita a varizes e hemorróidas.

Por que tanto enjoo?

Não se preocupe, o enjoo deve melhorar em breve.

Os especialistas ainda não têm muita certeza de por que tantas mulheres passam tão mal com náuseas durante o primeiro trimestre de gestação, mas, ao que parece, o grande culpado são os hormônios da gravidez. Nos três primeiros meses, os níveis hormonais flutuam bastante. Quando eles começam a se estabilizar, por volta do segundo trimestre, a maioria das mulheres também passa a se sentir melhor. Lembre-se que a palavra "náusea" pode descrever muitas coisas diferentes, desde um gosto desagradável na boca até vômitos diários.

Outro incômodo causado por hormônios é a prisão de ventre, que talvez faça você ter que mudar a limentação. A palavra-chave é fibra, encontrada em alimentos integrais, frutas, verduras e legumes.

É isso aí, o negócio é super investir em fibras e tomar bastante água pra ver se as coisas melhoram por aqui! Vou experimentar fazer algumas mudanças na minha alimentação e, em último caso, tentar tomar o Naturetti em cápsulas que meu GO me receitou...

Amanhã entro na Semana 9 e volto com novidades!

Beijocas barrigudinhas ♥

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Ultrassom de 8 semanas

Já havíamos feito um ultrassom na semana 5, porém, como era muito no comecinho, só deu pra ver o saco gestacional, que estava com 1cm e não deu pra ver o embrião, que devia ter aproximadamente 2mm. Então meu médico achou por bem fazer outro ultrassom com 8 semanas e fizemos hoje.

Oowwnnn, que coisa mais fofa-cute-cute da mamãe!!! Meu bebezinho, que mais parece um feijãozinho, está hoje com 18mm (como cresceu!) e também pudemos ouvir seu coraçãozinho, que batia à toda velocidade.

Ai, quanta emoção! Confesso que tenho um pouco de trauma de ultrassom, então estava meio que apavorada, mas graças a Deus foi tudo maravilhoso. Obrigada, Senhor!


Esta imagem não é do meu ultrassom, pois não gravamos, já que era apenas um ultrassom de confirmação, então peguei esta imagem no google para vocês terem uma ideia do que vimos hoje (é igualzinho a imagem do meu próprio ultrassom).

Difícil explicar com palavras a emoção que senti. Fiquei nas nuvens, maravilhada com o tum-tum de um coraçãozinho tão pequenino. Voltei pra casa e fiquei o dia todinho sorrindo sozinha, pois é a melhor sensação que senti nos últimos tempos. Mais uma vez, obrigada Senhor!

Tenho consulta marcada para o dia 27/06, às 10:30 horas. Mas até lá, claro que volto com mais novidades.

Beijo bem grande ♥

terça-feira, 14 de junho de 2011

Semana 8

Hoje resolvi começar um novo blog, direcionado somente aos assuntos relativos à minha gravidez. Quero que fique como um diário de bordo, uma cápsula do tempo, registrando as alegrias dessa fase tão maravilhosa, para que, no futuro, possa ser consultado pelo meu bebê.

No meu outro blog, o blog Minha Casinha, já tinha feito um post bem fofo sobre minha gravidez. Confira aqui.

Hoje completo 8 semanas de gestação. Na verdade mal dá pra perceber rs, pois não sinto nada, apenas um pouquinho de enjoo praticamente durante todo o dia, mas sem vômitos. Aliás, só vomitei uma única vez, mas por que sou uma mocinha teimosa e insisti em ir na casa do meu pai (que faleceu na quinta-feira passada, dia 09/06) e não aguentei o baque.

Do resto, ainda nem parece que estou grávida rsrs - ainda bem, né?! Ninguém merece passar mal o dia todo!

Amanhã vou fazer outro US, pois o primeiro que eu fiz foi muito no comecinho e quase não deu pra ver nada. O saco gestacional estava com 1cm e o embrião, que sequer apareceu, deveria ter aproximadamente 2mm rs.

Resumo da gravidez:

- 19/04/2011 - data da última menstruação (DUM)
- 03/05/2011 - data estimada da concepção
- 24/01/2012 - data provável do parto

Segundo o site www.bebe.com.br, a semana 8 é assim:



Seu bebê
Apenas 20 milímetros. Esse é o tamanho do bebê que você carrega no fim do seu segundo mês de gestação. Ele continua minúsculo – menor do que um feijãozinho –, mas o crescimento está a todo vapor. A barreira placentária já é bastante eficiente, selecionando tudo o que chega ao embrião. Mesmo assim, evite ingerir alimentos, bebidas e medicamentos que possam prejudicá-lo e não tenha contato com pessoas portadoras de doenças contagiosas, como a rubéola e a catapora. O baço, a traqueia, a laringe e os brônquios começam a tomar forma. A pontinha do nariz e as dobras das pálpebras acabam de aparecer, delineando as feições de seu futuro bebê. Ele já tem ombros e os braços cresceram um pouco. Aliás, praticamente tudo o que notamos num ser humano já está presente no embrião. Por isso, dentro de alguns dias, ele estará pronto para ingressar no período fetal.


Sua gravidez
Você pode até não ter a esperada barriga de grávida, mas aí dentro uma revolução acontece. Seu útero, por exemplo, está crescendo, se alargando e amaciando para acomodar o embrião. Em breve, sua cintura vai se expandir e você vai notar outras mudanças no corpo. Os cabelos ficarão mais brilhantes. Já a pele, apesar da aparência viçosa, tem sua pigmentação aumentada, o que pode ocasionar o surgimento de manchas, especialmente na região do rosto. Nada a se preocupar, pois, após a gravidez, tudo isso desaparece. Para amenizar o problema, use protetor solar o dia todo. O intestino, por outro lado, pode desacelerar seu ritmo de trabalho. O estômago também passa a produzir maior quantidade de ácido clorídrico nesta fase, causando uma incômoda queimação.

Basicamente é isso mesmo. Sem sinais aparentes da gravidez, mas com pequeno desconforto estomacal. O intestino nunca foi normal rs, então dá-lhe Activia, leite com granola, frutas variadas, saladas e legumes variados e, ainda assim, não está lá essas coisas...

Já sou dorminhoca por natureza, mas é impressionante como o sono tem me consumido, principalmente depois do almoço... a vontade é de ficar dormindo o tempo todo! rs

Aahh, antes que me esqueça, quero deixar registrado aqui algumas coisinhas importantes:

Um simples pedaço de papel, mas que teve o poder de trazer luz à nossa casa e alegria sem fim à nossa família!

Como eu estava no dia que peguei o resultado positivo nas minhas mãozinhas!

Presentinho preparado para contar a novidade pro papai!

Na caixa tnha: o exame, um cartão fofo, um body com a mensagem mais linda do mundo e um par de sapatinhos muuuuito lindos!

Carinha do papai quando recebeu a notícia!

Mais tarde vou tirar outra foto para mostrar como estou na semana 8, daí atualizo o post.

Beijinhos barrigudos ♥