Páginas

Lilypie Pregnancy tickers

segunda-feira, 18 de julho de 2011

SEXAGEM FETAL

Finalmente consegui descobrir 2 laboratórios em São José do Rio Preto que fazem o exame de Sexagem Fetal, graças à minha amiga Ananda. Amiga, muuuito obrigada, mais uma vez ♥

Daí que a Madame Ansiedade aqui não aguentou esperar conseguir ver pelo ultrassom e fui correndo fazer o bendito exame e... tchan tchan tchan tchan... já sei o sexo do meu bebê!!!


Siiiim, amoras queridas:


Ai que emoção! Vocês não imaginam a felicidade que estamos sentindo!

Não que houvesse preferência por menino, mas é que aqui em casa SÓ TEM menina: eu, Bruna, Isabella, Maitê... daí que estar grávida de um garotão foi um presente muito especial. Obrigada, Senhor!



Aconteceu mais ou menos assim:

Desde minha outra gravidez que tinha vontade de fazer o exame de sexagem fetal, pois em grávidas gordinhas fica mais difícil verificar o sexo pelo ultrassom, já que a gordurinha abdominal dificulta um pouco a imagem. Além do mais, é um exame meio carinho$$, o que acaba dificultando também...

Porém, desta vez não medi esforços para fazer o tal exame, fechei os olhos e mandei ver! rs

Eu só não sabia se na minha região tinha laboratórios que fizessem o exame, mas graças à minha amiga Ananda, que trabalha numa clínica médica em São José do Rio Preto, consegui o nome de 2 laboratórios e liguei nos 2 para pegar maiores informações.

No primeiro que liguei o valor era R$558,00. Pensei que talvez iria desistir, afinal, convenhamos, é muuuuuito dinheiro para uma simples exame, né?!

Sem perder as esperanças, liguei no segundo e, para minha total felicidade, o valor estava bem mais em conta R$380,00 e mais que depressa decidi fazer.

Na terça-feira cedinho colhi o sangue e a moça do laboratório disse que teria o resultado em 1 semana. Só que, para minha completa felicidade, me ligaram na sexta-feira, dia 15/07/2011, comunicando que já tinham o resultado.

Imediatamente peguei o carro e fui à Rio Preto buscar meu tão esperado resultado!

Nem sei dizer direito como me senti no momento: um misto de alegria, surpresa... sei lá, felicidade total! Fiquei completamente apaixonada com a notícia!

De uma coisa eu tenho absoluta certeza: SUPER VALEU A PENA!!! Foram os R$380,00 mais bem gastos dos últimos tempos!

Maiores informações sobre o exame de Sexagem Fetal:

Hoje, para a alegria dos pais, não é mais preciso esperar até a 17ª semana para fazer a ultra-sonografia com este objetivo. Com apenas um pouquinho de sangue da mamãe, com oito semanas de gestação, já é possível saber o sexo do bebê, independente da posição do feto para fazer a identificação.

Após a grande descoberta do cientista chinês Y. Dennis Lo, de que no plasma materno existe DNA do feto, o biólogo molecular José Eduardo Levi, do Banco de Sangue do Hospital Sírio Libanês, realizou um estudo por seis anos para desenvolver um teste que identifica fragmentos do cromossomo Y no sangue materno.

Estamos falando da Sexagem Fetal, um teste que, embora esteja sendo realizado desde 2003 aqui no Brasil, e ficando cada vez mais popular, ainda é desconhecido pela maioria dos casais.

O teste é realizado através da análise do DNA fetal presente no sangue da mãe, pela técnica PCR (Reação em Cadeia de Polimerase), isto é, a amplificação do DNA.

Durante a gestação existe a passagem de uma pequena quantidade de células fetais para o sangue materno, através da placenta. O exame dessas células revela o sexo fetal por um procedimento não-invasivo e sem riscos, pois requer apenas a coleta de uma amostra de no máximo 20ml de sangue da mãe. A enorme sensibilidade da PCR permite detectar pequenas quantidades de DNA fetal presente no plasma materno.

Este teste fundamenta-se na identificação de partes do cromossomo Y - aquele que determina o sexo masculino no ser humano - na circulação materna. Após a coleta, o plasma é separado e o DNA, isolado do mesmo, é submetido à reação de PCR com oligonucleotídeos iniciadores derivados do gene DYS14 específico do cromossomo Y.

O método de PCR desenvolvido para a determinação do sexo fetal possui excelente sensibilidade e especificidade, permitindo seu uso rotineiro e com índices de acerto superiores a 99% a partir de 8 (oito) semanas de gestação.

Trocando em miúdos, a Sexagem Fetal é um teste não-invasivo, com excelente grau de acerto, a mulher não precisa de nenhuma preparação especial (não há necessidade de jejum) e todas as grávidas podem se submeter a ele.

Com uma pequena amostra do sangue da mãe pode se encontrar poucas quantidades de DNA do feto. A presença do cromossomo “Y” indica que é um menino e a ausência dele, uma menina. No caso de gêmeos, se forem idênticos, univitelinos, o resultado é válido para os dois fetos. Em gêmeos fraternos, bivitelinos, o resultado “Y”, significa que ao menos um dos gêmeos será menino. Se o resultado der ausência de cromossomo “Y” pode-se dizer que ambas são meninas.

O teste pode ser feito nos maiores hospitais e laboratórios do Brasil e o resultado sai em aproximadamente 5 dias úteis.

O preço é salgado, em torno de R$300,00 a R$450,00, mas parece valer o alívio da curiosidade dos pais.

Estatística brasileira publicada:



Devido aos dados da tabela acima, a idade gestacional mais apropriada para realização do teste é a partir da 8ª semana.

Atualmente, a Sexagem Fetal serve apenas para a determinação precoce do sexo, entretanto, outras aplicações para o DNA fetal obtido a partir do plasma materno estão sendo pesquisadas, o que permitirá, no futuro, o diagnóstico não-invasivo de uma série de doenças, tais como a ß-talassemia (tipo hereditário de anemia), a acondroplasia (nanismo) e até a Síndrome de Down.

Acredita-se que, num futuro bem próximo, testes desse tipo venham a substituir a amniocentese (coleta de amostra de líquido amniótico) e biópsia de vilo corial (amostra da placenta) para obtenção do cariótipo fetal. As dificuldades residem no fato de a quantidade de células fetais no sangue materno ser muito pequena e de difícil identificação.

Também será possível a determinação do genótipo Rh (D) fetal com esta mesma metodologia.


Alguns fatores que podem influenciar no resultado do teste:


Abortamento subclínico

No caso do resultado encontrado ser um teste positivo para cromossomo Y (feto masculino) e posteriormente verificar-se ser um feto feminino, a possibilidade que deve ser levantada é se a mãe foi submetida a procedimento de hiperovulação e/ou fertilização “in vitro”, com gravidezes múltiplas (2 ou mais embriões). Nestes casos não é incomum que um ou mais embriões não sobrevivam; e já existem estudos mostrando que a detecção do DNA destes embriões pode persistir por até 2 semanas, depois de, por exemplo, um episódio de aborto. Se o embrião abortado for do sexo masculino, estará explicada a incoerência entre o resultado do teste de Sexagem Fetal e o sexo do feto em progressão. Outra explicação seria se a mãe houvesse recebido transfusão de sangue ou transplante de órgão de um homem.

Fonte: Planeta Bebê 

Laboratório que fiz o exame:

HEMAT - Instituto de Hematologia
Rua Cila, 3104 - São José do Rio Preto/SP
Fone: (17) 3214-6544

Beijo grande da mamãe mais feliz do pedaço =D

33 comentários:

Luci Hora disse...

OBaaaaaaaaaaaaaaa!!! #TODASCOMEMORA
Estou muito feliz por você, viu?
Torcendo muito!! PARABÉNS!!! \o/

Patrícia Gomes disse...

Que liindo frô!!!
Parabéns e q esse meninão venha com muita saúde pra alegrar ainda mais a vida de vocês!! ;oD

Xerinhos
Paty

Fernanda Reali disse...

Tu mereces ter toda a feliciade do mundo, um final feliz para quem batalhou tantooo!
beijooooo

Elo Gabi Fotografia disse...

ôh minha linda! Parabéns!Felicidades! beijos! Eloisa

Unknown disse...

Parabéns!!!!
Que cada momento de espera seja um momento de sonho, de carinho, de amor e preparativos fofos, cute, "combinandinhos" ou não, azuis ou amarelos ou vermelhos...não importa!!! O que importa é que esse anjo veio para iluminar tua vida ainda mais! Beijinhos!

Unknown disse...

Parabéns!!!!
Que cada momento de espera seja um momento de sonho, de carinho, de amor e preparativos fofos, cute, "combinandinhos" ou não, azuis ou amarelos ou vermelhos...não importa!!! O que importa é que esse anjo veio para iluminar tua vida ainda mais! Beijinhos!

Patrícia Martins disse...

Parabéns!
Fefê! A mulherada dessa casa está toda feliz e o maridão flutuou e foi parar nas nuvens??? risos
Mtas mtas Felicidades! Saúde!
beijo
Tri

Fabiana Simone Torres Tardochi disse...

Oi!
Parabéns!!!!!!!!!!!
Que esse garotão venha com muita saúde e traga ainda mais amor para a vida de vocês.
Beijos e uma gestação azul para você:)

Andréia . disse...

Parabéns Fe
Que delícia, um garoto como vcs sonhavam e desejavam, Deus é mesmo assim, concede o desejo do nosso coração.
Jesus é mesmo 10.
Felicidades pra vcs todos
beijos

Vanessa disse...

Fer!!!

Parabéns querida!! Que Deus abençoe essa linda vida que você está gerando! Tenho certeza que será bem amado e trará muita alegria para toda sua família! Maitê ganhou um titio!!! Hahaha.
Beijos!

Ruby Fernandes disse...

Suuuper parabéns Fê! Fiquei feliz por vocês!
Sobre o teddy bear, me manda um e-mail?
bjo bjo flor =)

Lu disse...

Oi Fer,bom dia!!!
Parabéns,Deus abençoe muita saude para o meninão.
VoC~ES Já escolheram o nome?
Beijo Lu

AUDENI OU Dona Mocinha disse...

PARABÉNS!!!

Que venha com saúde e traga muita felicidade a toda família.


Beijos


Audeni

Priscila Zanutti disse...

Parabéns para vocês! Que felicidade! O meu filhote é menino e agora com 10 eu já entendo td de dinossauros, carros, heróis, rock...é um universo novo para nós "meninas", mas é muito divertido. Curtam muito! bjs

Carine Gimenez disse...

Parabéns Fê!!!
Que esse garotão venha cheio de saúde!!!!!!!!
Beijos.

Adriana Balreira disse...

Parabéns! Vai fazer a alegria da mulherada! Ainda bem, pois está faltando homem na praça! rsrs... Menina, eu não conhecia esse teste. Bom né! Legal
Beijos
Adriana

Sil Reis disse...

Parabens pelo meninão. Ai, ainda não sei o sexo do meu. Não tô me aguentando de curiosidade. Mas vou ter que esperar mais um pouquinho, pois a grana tá curtíssima. Entao vai ser pelo ultrassom mesmo, daqui umas três semanas. Bjks fofa!

Juliana Nascimento disse...

Ei Fê!

Parabéns! Sempre que penso em ter um bebê, sonho com um menino, acho lindo!

Beijos!

cintia disse...

Parabéns mamãe de um garotão, isto é o máximo, você vai amar ser mãe de um menino, tenho três, eles cuidam muito da mamãe, são carinhosos e atenciosos, depois me conta,tá?beijos e parabéns, curta mesmo, faça tudo que puder, não tem preço, tchau

Unknown disse...

Parabéns lindona! Agora bora pra decoração de menino!!! ...rs... saúde pra vc!

Joana disse...

Ei Fê,
Só posso dizer: parabéns!!!
E desejar que a família seja muito feliz. Aliás, sua alegria passou pela tela do computador e me contagiou rs
Quem sabe animo?!?! rs
Beijinhos, com carinho

Valquiria Paulo disse...

Parabéns!!!!!!!!!!!!
Que lindo! Também quase morri de ansiedade e fiz este exame, a felicidade com o resultado é boa demais...agora bora escolher o nome do principezinho! bjs

Agridoce disse...

Fikei tão feliz em saber q era um menino, Fe. Eu sei o qto vc keria um menino, ainda conversamos disso no aniversário do joão Pedro, antes msm de vc estar gravida.
Parabéns meu amor. Curta cada segundo.

Anônimo disse...

Amiga,
sou mãe de dois meninos e ADORO!!!
Parabéns pelo garotão!
Beijo:)
Janice

Anônimo disse...

Parabéns Fernanda,agora terás um menininho correndo pela casa(vai ver só como eles são!!!!!)kkkkkk brincadeirinha, Sorte e muita saúde pra vocês dois,beijinhos.

Sutana disse...

Oieee!!!! Vim lhe dar parabéns pelo garotão....Parabéns, muita felicidades e saúde.
Beijos
Su

Cada Coisa disse...

Ai que delícia Fernanda! Tudo de bom para você e para o seu bebezinho!!!

Beijos!!!!

CarolinaCostureira disse...

Ola! Estava paseando e vi seu blog!

Eu queria deixar meu comentario de que quando voce escolher nome de seu bebe seria bom escolher um nome diferente! Se seu bebe é unico o nome tambem de ser unico e especial!
é que eu vejo no mundo tantos bebes fofos mas tudos tem o mesmo nome e iso me poe triste
Existe tantos nomes bonitos que niguem utiliza, porque dar o mesmo nome a todos?
Felicidades, beijinhos

Anne disse...

Parabéns Fê, com Deus é assim, desejo de coração aberto é desejo concedido.
Vocês merecem toda essa FELICIDADE, que esse meninão venha alegrar ainda mais as suas vidas.
Beijos 1000 e Fique na Paz.
Anne.

Re Batista disse...

Amiga, quanta notícia boa!
Blog novo, gravidez que tanto queria e o menino que tanto queria! Que felicidade!
Deus abençoe ricamente a vocês!
Beijo!

Daniela Roos disse...

A minha será menina!!!
Eu só tenho falado com futuras mamys de menina... legal encontrar vc neste mundo das blogueiras. Parabéns
bjocas
Dani

Monique e suas artes disse...

Parabéns Fernando,ando afastada do blog e nem sabia que estava grávida,que Deus te traga um menino cheio de saýdee que ele traga muitas alegrias ao casal.bj

Catharina Campos disse...

Mesmo qdo estamos vendo o ceu desabar sobre nossos anseios e expectativas há um Deus, e vc o conhece, que é Deus de milagre. Sua hora vai chegar! Há muitas formas do Senhor agir. Acalme o coração pois Ele conhece os seus e não nos desaponta jamais. Bj Catharina Campos
do babuchydecor.blogspot.com